Cavaco sublinha que RTP é moderna e independente

Chefe de Estado esteve na gala dos 50 anos da estação televisiva

O Presidente da República, Cavaco Silva, respondeu ontem à denúncia do PSD de uma alegada governamentalização da RTP. Na cerimónia dos 50 anos da televisão estatal, Cavaco afirmou que a sua modernidade faz dela uma instituição exemplar.

“A prestação do serviço público traz, para os que trabalham na RTP, especiais exigências de rigor, imparcialidade e de qualidade da informação”, assegurou o chefe de Estado, que inaugurou o novo centro de produção da empresa pública e lhe atribuiu o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Para Cavaco a concorrência com a SIC e a TVI funciona como “elemento de estímulo para que a RTP continue a modernizar-se”. Com uma evolução bastante positiva, a estação “continua atenta aos sinais dos tempos e permanece tão jovem e criativa como nos primeiros tempos”, afirmou o Presidente da República.

As afirmações de Cavaco surgiram como resposta às declarações de Miguel Macedo, do PSD. O deputado social-democrata indicou que “a RTP está a passar de televisão pública a televisão oficial do Governo. O Governo dá ordens e os profissionais da RTP submetem-se”.

A cerimónia de aniversário da RTP deu-se ao longo do dia e foi transmitida na RTP 1. Das 10h00 às 17h00 ficou a cargo de Jorge Gabriel, passando logo em seguida para a inauguração do novo centro de produção. Pelas 20h30 iniciou um directo a partir do Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Imagem: Logótipo da RTP (Foto: JornalismoPortoNet)
Artigo original. Versão editada aqui (ComUM).

0 Responses to “Cavaco sublinha que RTP é moderna e independente”

Post a Comment