Jornais privilegiam informação local

Um estudo norte-americano mostra que os meios de comunicação social estão a apostar cada vez mais na informação local. Em declarações ao jornal online JornalismoPortoNet (JPN), o docente da Universidade do Minho (UM) Luís Santos declarou que a nova orientação mediática se deve sobretudo a motivos económicos.

A investigação "The state of the news media 2007", levada a cabo pelo Projecto para a Excelência em Jornalismo e voltada unicamente para a imprensa dos Estados Unidos (EUA), revela que são a forte concorrência e a diminuição dos lucros que estão na base da crescente importância atribuída pelos media aos eventos de cariz local.

Em entrevista ao JPN, o jornalista e professor da UM mostrou-se céptico relativamente à nova opção. "Não sei se é positiva nem a melhor solução", garantiu, acrescentando que a "concentração numa determinada área geográfica" tem sobretudo "viabilidade em termos económicos". É uma "solução empresarial", sublinhou.

Também instado a pronunciar-se pelo JPN foi o jornalista do jornal Público António Granado. Para o ciberjornalista, a aposta no jornalismo local "pode ser uma solução ou uma característica dos novos tempos", até porque "é na criação de nichos que há um potencial infinito".

Internet ganha peso juntos dos leitores

O estudo apresenta ainda dados que revelam a crescente procura da Internet como fonte informativa, em detrimento dos jornais, da televisão e da rádio. Os meios tradicionais estão, conclui a investigação, a perder "clientes" e nos EUA o número de jornais vendidos diminuiu em 3 por cento de 2005 para 2006.

Para Luís Santos, a importância da Internet para os meios de comunicação social traduz-se num "investimento significativo". O ex-jornalista da BBC lembrou que Portugal foi um dos países pioneiros na aposta na Internet. No entanto, o peso do online tem vindo a diminuir no país, afirmou.

Luís Santos, jornalista e docente da Universidade do Minho (Foto: fimdojornalismo.blogspot.com)

Artigo original. Versão editada aqui (ComUM).

0 Responses to “Jornais privilegiam informação local”

Post a Comment