Bush e Blair poderão ser acusados por crimes no Iraque

Em declarações ao “The Sunday Times”, o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional (TPI), o argentino Luís Moreno Ocampo, deu conta de que tanto o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, como o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George W. Bush, poderão ser culpabilizados por crimes cometidos no Iraque.

Para que o procurador possa levar tal acção a cabo precisa, em primeiro lugar, que o Iraque reconheça o tribunal pois só assim poderá ser possível a apresentação de uma denúncia.

Moreno deu conta da sua disposição em comandar a investigação, sublinhando que “existe certamente uma possibilidade” de Bush e Blair se sentarem no banco dos réus no tribunal de Haia.

“Qualquer país que adira ao Tribunal sabe que qualquer um que cometa um delito no seu território pode ser processado por mim”, sentenciou o procurador.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, o embaixador do Iraque nas Nações Unidas, Hamid al-Bayati, revelou que o país tenciona pedir adesão ao Estatuto de Roma, responsável pelo estabelecimento do TPI, do qual o Reino Unido faz parte, mas os EUA não.

0 Responses to “Bush e Blair poderão ser acusados por crimes no Iraque”

Post a Comment